Osteotomia do Joelho

A osteotomia do joelho é uma intervenção cirúrgica que tem como objetivo, corrigir deformidades e desgastes, oferecendo alívio e melhor qualidade de vida aos pacientes.

A cirurgia é realizada na região do fêmur distal e ou da tíbia proximal, dependendo do desvio, e consiste em cortes ósseos que permitem realinhar o membro inferior. Ela pode ser uma opção para pacientes jovens que possuem desgaste, especialmente se o paciente também sofre de problemas como genu varo ou genu valgo (“Joelho torto”).

O mau alinhamento dos membros inferiores pode ser causado por diversos fatores, incluindo fraturas, alterações de crescimento, artrose ou até mesmo uma cirurgia anterior, como a retirada do menisco.

A cirurgia é realizada para corrigir o eixo do paciente e evitar ou diminuir a progressão das alterações degenerativas. O realinhamento do membro é atingido quando o eixo mecânico fica alinhado em zero graus, ou uma mínima hipercorreção para o lado não afetado (2 a 3 graus). Alguns fatores como obesidade e atividades físicas de grande intensidade, podem causar aumento dessas lesões. Outros fatores como diabetes, tabagismo e alterações imunológicas podem causar complicações na fase de recuperação após a cirurgia.

Embora a osteotomia do joelho seja uma cirurgia segura e eficaz, é importante lembrar que ela não é indicada para todos os casos de deformidade ou artrose do joelho. Se você está considerando a osteotomia como uma opção de tratamento, é importante consultar um especialista, que poderá avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento específico, levando em consideração a sua idade, o grau de comprometimento das estruturas do joelho e outras condições de saúde que possam influenciar na escolha do tratamento mais adequado.

Eixo varo antes da correção.

Eixo alinhado após a correção.