Lesão do menisco
O menisco é uma estrutura fibrocartilaginosa presente na articulação do joelho que tem como função principal aumentar a superfície de contato entre o fêmur e a tíbia, além de absorver impactos.
A lesão do menisco pode ser causada por um trauma, geralmente rotacional ou por algum movimento habitual sobre um menisco já degenerado. As lesões podem ser classificadas em seis tipos: longitudinal, transversal, radial, em flap, degenerativa e em alça de balde. Normalmente, as lesões causam dores bem localizadas, desencadeadas por certos movimentos durante a atividade diária, podendo até causar bloqueios ou travamento dos movimentos da articulação dependendo do tipo de lesão.
O diagnóstico clínico pode ser confirmado com um exame de ressonância magnética. Dependendo do tipo de lesão, pode ser optado pelo tratamento clínico com fisioterapia e medicações ou cirúrgico artroscópico para correção (sutura) ou retirada da lesão. A sutura é indicada para lesões periféricas, enquanto a meniscectomia é indicada para lesões centrais ou degenerativas. O tratamento adequado pode ajudar a aliviar a dor, melhorar a mobilidade e prevenir complicações futuras.




HS Clínica
Especialistas em ortopedia e cirurgia de joelho.
ATENDIMENTO
© 2024. All rights reserved.